Na noite de 28 de setembro de 2023, a ALMEPAR – Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná encerrou as comemorações do seu 5º aniversário de maneira grandiosa. Membros da academia se reuniram na sede da AMAI – Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais e Bombeiros Militares Ativos, Inativos e Pensionistas do Estado do Paraná, para realizar a tão aguardada III Degustação Cultural e Técnica de Vinhos da ALMEPAR. O evento contou com a presença de convidados especiais, incluindo o padrinho, Deputado Alexandre Amaro, que surpreendeu a todos ao presentear a Academia com uma garrafa magnum (1,5 litros) do vinho bordalês Baron Philippe de Rothschild, “Le Bergerie Baronat” de Saint-Émilion, safra 1964.

“Uma grata surpresa testar e analisar, com um grupo de verdadeiros interessados na cultura e história em geral, um vinho com quase 60 anos de idade, mais velho do que a grande maioria dos presentes. Essa bebida milenar que acompanha a humanidade há mais de 8.000 anos desperta sempre interesse e impressiona por todo o legado que carrega,” afirmou o Coronel PM Vet. Waldick Alan de Almeida Garrett, membro Efetivo/Fundador e Diretor de Cultura e Eventos da ALMEPAR, que atuou como guia e anfitrião da noite.

Além de explorar a história e cultura do vinho, este ano o foco recaiu sobre o aprendizado de identificar as características únicas dos “terroirs” (microclima e terreno) de forma às cegas. Os vinhos apresentados originaram-se de países como França, Espanha, Uruguai, Chile, Portugal e Itália, o que gerou animadas discussões e participação efusiva durante a exposição.

O evento contou com a presença não apenas dos membros da ALMEPAR e de seu padrinho, Deputado Alexandre Amaro, mas também de outros convidados notáveis. O Sr. Guilherme Farinhaki representou o Vereador Leônidas Dias, enquanto a Dra. Ilzete Souza Ferreira Colemonts, Advogada da AMAI, e o 1º Sargento Vet. Josué Tanan e sua esposa, Cristiane Aparecida Mendes, representaram o Presidente da AMAI. Juntos, todos celebraram uma noite memorável dedicada à cultura, história e apreciação dos vinhos. Confira as fotos desta noite que ficou na memória de todos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here