segunda-feira, abril 29, 2024

Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná

HomeEventosALMEPAR comemorou seu quinto aniversário no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

ALMEPAR comemorou seu quinto aniversário no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Em uma cerimônia realizada na noite do dia 28 de agosto de 2023, a Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná – ALMEPAR comemorou seu quinto aniversário no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Com a presença de autoridades civis, militares e familiares se reuniram para homenagear a contribuição cultural da referida Academia.
Fundada no dia 28/08/2018 com o objetivo de promover a cultura, a literatura e o intercâmbio de ideias entre os membros das forças militares estaduais e a sociedade, a ALMEPAR tem desempenhado um papel fundamental na preservação e promoção do conhecimento dentro das instituições. A sessão solene foi uma oportunidade para reconhecer e enaltecer os esforços desses dedicados escritores e intelectuais militares, que contribuem não apenas para o enriquecimento cultural, mas também para o fortalecimento da identidade e do espírito da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
A sessão foi proposta e presidida pelo Deputado Estadual Alexandre Amaro.
Compuseram a mesa diretiva o Comandante-Geral da PMPR, Coronel QOPM Jefferson Silva; o Presidente da ALMEPAR, Coronel PM Veterano Antônio Celso Mendes; o Comandante-Geral do CBMPR, Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior; o Coronel Veterano da Brigada Militar Ubirajara Anchieta Rodrigues, Presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e Distrito Federal (ALMEBRAS); o Coronel PM Veterano Carlos Augusto Furtado Moreira, Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) e o Vereador de Curitiba, Leonidas Dias.
Uma noite de homenagens, entrega de honrarias e posse de novos membros. O Comandante-Geral da PMPR, do CBMPR e Comandante do Centro de Ensino e Instrução do CBMPR receberam da ALMEPAR o diploma de membro “acadêmico de honra”, além dos Comandantes-Gerais terem sido agraciados com a Medalha de Mérito da ALMEPAR Patrono Capitão PM João Alves da Rosa Filho.
Também foram agraciados com essa medalha, além de outras autoridades e personalidades civis, alunos de colégios militares participantes do primeiro concurso literário da ALMEPAR.
Ainda, ocorreu a entrega de uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa ao Presidente da ALMEPAR, recebida das mãos do Deputado Estadual Alexandre Amaro.
Na mesma noite, foram empossados como novos membros da Academia o Tenente-Coronel QOPM Anderson Puglia (Cadeira – 21) e o Capitão QOPM Marcelo Vieira de Lima (Cadeira – 22).
Como ato final, foi realizado o lançamento do terceiro anuário contendo artigos dos membros efetivos da ALMEPAR.
Estiveram ainda presentes na solenidade, o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel QOPM Paulo Henrique Semmer, o Coronel PM Veterano Altair Mariot, dentre outros oficiais e praças da PMPR e do CBMPR, da ativa e da reserva, além de demais autoridades e representantes da sociedade civil.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS – clique aqui https://photos.app.goo.gl/W63vFUQy21GypGLd6

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments