A logomarca é um livro aberto, tendo à frente o desenho do contorno do Estado do Paraná, nas cores azul, verde e branca, com o dístico “Academia de Letras dos Militares Estaduais” e a data de fundação, 28 de agosto de 2018.
As cores branco, azul e verde são as cores da bandeira do Paraná e mantêm o seu significado. O dourado, representa a nobreza com que devem se portar os escritores da Academia na sua produção literária.
O branco, ou prata, representa a pureza, integridade e firmeza, qualidades que devem estar sempre presentes nos integrantes da Academia.
O livro representa a essência do escritor, que é sua produção literária. O livro aberto mostra que a Academia e seus membros têm a obrigação da produção contínua. A pena com um tinteiro na cor preta representa as ideias, a intelectualidade e a capacidade de expressar os pensamentos.
TRAJE ACADÊMICO
Atendendo ao disposto no art. 50 do Estatuto, os acadêmicos, nas sessões solenes, deverão usar o traje acadêmico, que terá as seguintes características: um pelerine (sobrecapa) que será confeccionado em tecido veludo na cor preta, com uma sobrecapa de 38 cm de largura, envolvendo os ombros e terá bordado ramos de louro, na cor dourada, em sua extensão frontal.
Ainda, deverá ser sob o traje acadêmico, terno preto, camisa branca e gravata vertical na cor preta.
Atendendo ao disposto no art. 49 do Estatuto, a insígnia acadêmica terá as seguintes características e dimensões: peça redonda em metal, com diâmetro de 6,7 cm, ao centro um livro aberto em exposição mostrando o mapa do Estado do Paraná.
MEDALHA DA ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES ESTADUAIS DO PARANÁ – PATRONO CAPITÃO PM JOÃO ALVES DA ROSA FILHO