quinta-feira, novembro 21, 2024

Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná

HomeEventosDIA DA UNIFICAÇÃO NACIONAL E DAS FORÇAS ARMADAS ITALIANAS É FESTEJADO EM...

DIA DA UNIFICAÇÃO NACIONAL E DAS FORÇAS ARMADAS ITALIANAS É FESTEJADO EM CURITIBA

Delegação brasileira da Guarda de Honra do Pantheon deposita Coroa se Louros no Palácio Garibaldi e realiza jantar com entrega de medalhas

NO BRASIL • Às 10:00h da manhã, a representação brasileira do Instituto Nacional da Guarda de Honra do Pantheon, com sede em Curitiba, realizou a deposição de flores monumento do Soldado Desconhecido no Palácio Garibaldi. Filippo Marcon, delegado para o Brasil da Guarda de Honra, junto a ex-governadora do Estado do Paraná Cida Borghetti, rememorou a data, lembrando aos presentes todo processo de unificação, rendendo homenagem aos heróis que deram a vida pela pátria; em um momento em honra também ao “Padre della Patria” Vittorio Emanuele II di Savoia, primeiro rei da Itália e principal responsável por sua unificação.

JANTAR FESTIVO • As comemorações seguiram a noite no Restaurante Porta Romana, em Santa Felicidade, com temática italiana, no Jantar Anual da Guarda de Honra do Pantheon Brasil, comemorando publicamente a “Giornata dell’Unità Nazionale e delle Forze Armate”, tendo como ponto alto o lançamento oficial da medalha comemorativa pelos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, honraria que visa reconhecer os serviços prestados por instituições e personalidades civis na difusão da cultura, costumes, da língua e tradições italianas no Brasil.

A MEDALHA • Instituída pela Delegação Brasileira da Guarda de Honra, a medalha comemorativa pelos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, reconhece a dedicação de instituições e autoridades civis e militares em perpetuar e transmitir o legado na difusão da cultura, dos costumes, da língua e das tradições italianas em território nacional e em evocação as comemorações alusivas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, sendo que no último dia 17 de outubro, pelas mãos do Delegado Filippo Marcon a medalha de número 01 foi outorgada ao Príncipe Emanuele Filiberto di Savoia, Chefe da Casa Real de Savoia e neto do último rei da Itália Umberto II.

OS HOMENAGEADOS • Na cerimônia, dentre os homenageados que receberam a medalha no Brasil, foram outorgados a ex-governadora do Paraná Cida Borghetti; a Cônsul Geral da Itália, Eugênia Berti; o Deputado Estadual presidente da frente parlamentar Brasil Itália de Santa Catarina, Vicente Caropreso; do Conselheiro do CGIE (Consiglio Generale degli Italiani all’Estero) Dr. Walter Petruzziello; o Conselheiro do COMITÊS (Comitê dos Italianos no Exterior) Sr. Márcio Fumagalli; o advogado João Casillo; o presidente da Câmara de Comércio Brasil Itália (Italocam) Francesco Pallaro; Marino Garofani, fundador da empresa Brafer Construções Metálicas; Marcello Luparia, da empresa Maclinea e o ex-Secretário de Indústria e Comércio do Paraná e ex-vice presidente da FIEP, empresário Virgílio Moreira Filho; o diretor da Revista Insieme Sr. Desiderio Peron; a presidente da ACCUR (Academia de Cultura de Curitiba), Maria Inês Borges da Silveira; o Grão Mestre da Grande Oriente do Brasil Paraná, Sr. Paulo Roberto Socher; a presidente da Legião Paranaense do Expedicionário Sra. Rachel Madureira Regnier; o Vice presidente da Dante Alighieri de Curitiba, Sr Paulo Furletti; o presidente da ALMEPAR (Associação de Letras do Militares do Estado do Paraná) Cel. Antonio Celso Mendes; o presidente da ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz) Sr Gledson Zawadzki; do presidente da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) Prof. Luiz Carlos Pinto; do vice presidente da Liga da Defesa Nacional Sr Joel Lobo e o presidente da Frente Dom Pedro II Dr. Mozart Heitor França. A cerimônia contou também com a presença da Deputada Estadual Maria Victoria, que representou a Assembleia Legislativa do Paraná; do ex-governador Orlando Pessutti, além dos cônsules honorários da Costa Rica, México, Luxemburgo, Romênia, México e Bélgica.

AS COMEMORAÇÕES • Na Itália, o dia 04 de novembro é lembrado pela comemoração ao Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas, instituída em 1919 como o Dia da Vitória. Nessa data, no ano anterior, era assinado com o Império Austro-húngaro o Armistício de Villa Giusti, conhecido também como Armistício de Padova, que punha fim à guerra entre as duas nações. Como resultado do tratado, a Itália recebia os territórios de Trento e Trieste, permitindo aos italianos o regresso a esses territórios, completando assim, o processo de unificação nacional iniciado no Ressurgimento, movimento que entre 1815 e 1870 buscou unificar o país.

Em 1922, por Decreto Real a data foi declarada feriado nacional e posteriormente em 1949 passou a ser denominado Dia da Unidade Nacional. Pela data coincidir com o fim da Primeira Guerra Mundial, comemora-se o ainda Dias das Forças Armadas, memorando-se os mortos desse terrível conflito.

Em solo italiano, 4 de novembro é celebrado no Altare della Patria em Roma, onde o presidente da república acompanhado das mais altas autoridades italianas deposita flores, seguido de desfile das forças armadas dentre outras grandes comemorações cívicas que acontecem por toda a Itália.

A GUARDA DE HONRA • O Instituto Nacional da Guarda de Honra do Pantheon foi fundado em 1878 e é considerado a Associação de Combate e Arma mais antiga em atividade na Itália. Foi elevado a Ente Moral por Decreto Real, sendo submetido em 1990 à vigilância do Ministério da Defesa, permanecendo uma instituição patriótica, apolítica e apartidária, a fim de preservar o sentimento de honra e o respeito pela Pátria.

A atividade principal do Instituto consiste no serviço de guarda nas sepulturas dos Reis e Rainhas da Itália. Na sede do Instituto são mantidos registros que, colocados ao lado dos túmulos reais, reuniram ao longo das últimas décadas, centenas de milhares de assinaturas em homenagem aos soberanos. Além disso, é organizador e promotor de cerimônias, manifestações, eventos culturais, alusivos e patrióticos, distinguindo-se sobretudo por sua contribuição no resgate histórico de datas e recorrências civis e militares,

A DELEGAÇÃO BRASILEIRA • Com sede em Curitiba, estado do Paraná, a Delegação Brasileira da Guarda de Honra do Pantheon é  Presidida pelo Delegado Filippo Marcon, encarregado de manter as ligações necessárias com as instituições civis do Estado, com as Forças Armadas, e de manter estreitas relações de colaboração com as associações militares e de combate italianas e estrangeiras, representando junto a comunidade italiana no Brasil, um Instituto que visa manter viva a memória daqueles que conduziram a Itália para Unidade Territorial, recordando com afeto os heróis e as vítimas que sacrificaram suas próprias vidas para pudéssemos aprender a apreciar a beleza da Paz.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments